terça-feira, 9 de junho de 2009

Direitos e Deveres

Venho por meio deste, expressar o meu profundo descontentamento com as leis de direitos e deveres dos cidadãos.
Ontem estava pegando o ônibus para casa, como pobre que sou, espremida juntamente com os demais passageiros quando, uma cadeirante resolveu entrar. Já estava como uma lata de sardinhas, mas se ela que quer entrar, que entre. Fazer o que? Até aí tudo normal, não fosse os dois (DOIS!!!) acompanhantes que entraram com ela sem pagar! A cadeirante parecia recém saída do hospital, e é perfeitamente justificável a isenção do passe de ônibus. E quanto os dois? Quem anda de ônibus vê que muitas vezes, qualquer um se faz passar por acompanhante e pronto! Quem paga somos nós, trouxas, que vemos e não fazemos nada. Chega disso!! Sou a favor da instituição de um cadastro com o nome, tipo de deficiência e dados do acompanhante, que só pode ser um e DEVE pagar passagem, nem que seja só a metade. Claro que não é só no transporte publico que acontecem fraudes. Por isso, acho q o numero de regalias deve ser limitado somente as pessoas cuja deficiência o impossibilite de exercer uma profissão.
Dentro do mesmo ônibus, uma outra passageira levantou uma questão importante. O comodismo. Foi-se o tempo que um portador de problema físico ou mental era improdutivo. Hoje, com a tecnologia e a informática, qualquer um pode produzir alguma coisa, ao invés de ficar dependendo única e exclusivamente de pensão.
Outra coisa é o acumulo de privilégios. Não entendo, e acho que quem está lendo também não, por que é que se alguém como nosso querido presidente for prestar um concurso publico, concorrerá a uma vaga especial, com infinitamente menos candidatos, ganhará o mesmo tanto e, no entanto, não pagará transporte publico e, caso queira ter um carro, pagará um valor bem abaixo que um cidadão comum. Por que um deficiente empregado, tem mais direito e menos deveres que um desempregado comum?
Acho que o governo deve assegurar acesso, empregabilidade, saúde e apoio. Não só para eles, mas toda a população. A inclusão social deve ser para todos e não somente para pessoas “especiais”. Outra nomenclatura (a meu ver) ridiculamente errônea. Deficientes físicos ou mentais são pessoas como qualquer outra, mas com algumas necessidades a mais. Não há nada de especial nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário