terça-feira, 12 de janeiro de 2010

A cura pelo prazer...


Cá estou eu, escrevendo finalmente o primeiro texto do ano de 2010. Estava totalmente sem inspiração. Mas ontem aconteceu um fato tão fantástico que precisava compartilhar.

Estava eu indo para mais uma dolorosa aula de samba e zouk, pensando no quanto estava sofrendo - os últimos dias foram punks, dancei muitas horas por dia e conseqüentemente vieram as malditas dores musculares - e no quanto precisava de me livrar daquela dor ou senão não conseguiria dar mais nenhum um passo. Foi quando uma loja de conveniências sorriu para mim... Enfim a solução perfeita! Existe algum relaxante muscular melhor do que o álcool? Peguei a minha long neck e segui em direção a academia. A cada gole, sentia a dor amenizando, o mau humor passando e a disposição voltando a mim. Era, sem duvida, um milagre! Poucas vezes me senti tão bem!

Ao contrario do que muitos dizem, as bebidas alcoólicas, em especial a cerveja, contribuem sim positivamente para a qualidade de vida do individuo. E não é só pelo prazer que ela proporciona, existem cientistas quem recomendam uma boa cervejinha aos atletas apos o término das atividades físicas. Por quê? Ora, a cerveja tem um alto valor nutritivo e é rapidamente absorvida pelo organismo. Segundo o pesquisador e mestre cervejeiro, Egon Tschope "São vitaminas, minerais, carboidratos e proteínas, além do álcool que, se consumido sem exagero, também é benéfico. Repositoras de eletrólitos, as cervejas são bebidas que possuem 400/kcal/litro, o que corresponde a aproximadamente 15% das necessidades diárias de um adulto e equivale, em termos de proteína, a 100g de carne, 700 ml de leite integral ou seis ovos cozidos. Os sais minerais incluídos em sua composição - 0,4g/l - correspondem a 10% das necessidades de um ser humano. Além disso, as cervejas são ricas em vitaminas, sobretudo as do chamado complexo B. A vitamina B1 auxilia no funcionamento dos músculos, nervos e cérebro; a B2 colabora para a manutenção dos tecidos; a B5 atua no metabolismo dos carboidratos e gorduras; os minerais, como cálcio e fósforo, são essenciais para a composição dos ossos; e o potássio, junto com o cálcio, assegura, entre outros benefícios, o bom funcionamento do coração. Por ter ph baixo - em torno de 4,0 - associado às ações microstáticas do álcool e das resinas amargas do lúpulo, e possuir CO2, a cerveja fortalece a imunidade do homem contra o desenvolvimento de microorganismos patogênicos. Ao contrário das demais bebidas alcoólicas, a cerveja proporciona um aumento da diurese, provocado pelas resinas amargas do lúpulo solubilizadas." É claro que essas benfeitorias não se aplicam a qualquer pessoa, depende da condição física de cada um.

E então, bora tomar uma hoje?

Um comentário: