terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Verde ou Maduro?




“Quem um dia irá dizer que existe razão nas coisas feitas pelo coração...”
Diante da situação “Eduardo e Monica” em que me encontro, tenho pensado muito sobre maturidade ultimamente.
Como vc sabe que já é um adulto? Quando é que nos tornamos pessoas maduras?
Alguns dizem que um rapaz se torna um homem quando atinge a maioridade. Outras que é quando conquistamos alguma coisa como formar, casar, ter filhos, bom emprego e etc. E há ainda a teoria adotada por todas civilizações antigas que só somos adultos quando sobrevivemos a alguma provação. Eu não concordo muito com nenhuma dessas. Talvez “maduramos” com a soma de todas ou todas sejam conseqüência de uma maturidade já atingida. Ou não. O que eu acho é que só estamos realmente prontos quando somos responsáveis em todos os campos de nossas vidas. Donde se conclui que ninguém atingiu esse “level” até hoje. Exceto talvez por Gandhy ou quem sabe Buda. A maioria das pessoas responde de forma ‘verde’ a alguma situação de sua existência. Seja no lado profissional, amoroso, escolar e/ou principalmente diante da morte. Soldados por exemplo. O simples fato de retornarem vivos de um conflito já lhes confere o titulo de Veteranos de Guerra. São aptos a sobreviver a situações de perigo, geralmente são muito bons em sua especialidade e inspiram proteção. Mas na verdade, são apenas garotos com seus vinte e poucos anos que acordam assustados no meio da noite com suas lembranças de trincheira e vão se acalmar nos controles do Playstation. Será que realmente são homens feitos? Acho que não hein...
O fato é que a maturidade já foi tema de várias pesquisas e nenhuma delas (até onde eu vi) chegou a nenhuma decisão conclusiva. Talvez porque a questão varie de pessoa para pessoa assim como valores e princípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário