segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

A você, meu muito obrigado!



O objetivo inicial deste texto era mostrar de como a vida é injusta, dadas as circunstancias trágicas da morte da doutora. Mas, felizmente (antes da missa de setimo dia), desisti de querer questionar o inquestionável e resolvi fazer o que realmente importa: Agradecer, ainda que postumamente, pela dedicação e empenho de uma das pessoas mais fantásticas que este mundo já teve. Dra. Zilda Arns Neumann! E, de alguma forma, continuar multiplicando seus conhecimentos pelo mundo.
Sua maior contribuição foi à criação e coordenação da Pastoral da Criança, em parceria com o Ministério da Saúde e a CNBB.
Baseada no milagre da multiplicação dos peixes, Dra. Zilda criou um sistema de multiplicação do conhecimento contando com a ajuda importantíssima dos cerca de 260 mil voluntários espalhados pelo país. Partindo do pressuposto de que a educação é a melhor arma para a cura e prevenção, a pastoral consiste em acompanhar e educar famílias que passam por algum tipo de dificuldade.
Devo dizer, porém, que considero que as ações desenvolvidas pelo organismo ultrapassaram a muito a barreira das classes sociais e da religião. E os novos hábitos introduzidos na sociedade ao longo de sua existência, fazem parte do cotidiano de pessoas de diferentes tipos ao redor do globo. Após 25 anos, a Pastoral acompanha mais de 1,9 milhões de gestantes e crianças menores seis anos e 1,4 milhões de famílias pobres, em 4.063 municípios brasileiros.
A partir de 2004 iniciou a criação da Pastoral da Pessoa Idosa que hoje atende mais de 126mil idosos.
Premiadíssima, recebeu inclusive indicações para o premio Nobel da paz.
Quero deixar aqui registrado meu profundo pesar pela sua morte, dizer que não será em vão e principalmente minha vontade de que este trabalho tenha continuidade.

"Como os pássaros, que cuidam de seus filhos ao fazer um ninho no alto das árvores e nas montanhas, longe dos predadores, das ameaças e dos perigos e mais perto de Deus, devemos cuidar de nossos filhos como um bem sagrado, promover o respeito a seus direitos e protegê-los".
Parágrafo final da última palestra da Dra. Zilda Arns Neumann
Haiti, 2010


Conheça a Pastoral! http://www.pastoraldacrianca.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário